quarta-feira, 24 de junho de 2009


Trabalho sobre a Letônia...


Após séculos de domínio estrangeiro, a Letónia luta para se afirmar como nação independente e economicamente forte.
A Letónia tem 3000 anos de história, mas podemos restringi-la aos últimos oito séculos, desde a formação da sua capital, Riga.

No início, havia cinco grandes regiões: Latgale, Zemgale. Kurzeme, Livland e Selija. Mas em 1201 as cruzadas permitiram a formação de Riga, a capital da Letónia. A partir dessa data e até à primeira Grande Guerra, a Letónia foi alvo de disputa entre alemães, russos, polacos e suecos.

Foram sobretudo os russos e os alemães que exerceram a maior influência sobre os letões. No entanto, a Letónia sofreu também o domínio dos suecos, até à morte do rei Gustavus Adolphus, em 1701. O governo da Letónia voltou a pertencer a russos e alemães, que fizeram dos letões seus servos.

Só após a I Guerra Mundial é que a Letónia obtem, finalmente, a independência, em 1920. Tudo aquilo que a Letónia consegue (progressos económicos) volta a perder com a emergência da II Guerra Mundial.
Mais uma vez a Letónia se viu alvo do domínio soviético e alemão.

No final da II Guerra Mundial, a Letónia é integrada na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Esta integração implicou a adesão à política colectivista, censura e proibição da bandeira e hino letões.
A Letónia só reganha a independência em 1991 (a 21 de Agosto).

















capital superficie moeda populaçao bandera idh problemas ambientais

Nenhum comentário:

Postar um comentário